Bom dia Leitor,
Há algum tempo, eu tento encontrar na internet a entrevista que o violinista David Kim deu para um documentário sobre a Orquestra da Filadélfia. O documentário intitula-se "O significado da música". Esta entrevista e o documentário foram apresentados no canal Globosat HD da Net e está disponível no Philos Tv (vídeo) . Mais do que a música em si, o interessante, para mim, foi sentir uma conexão entre a nossa realidade cotidiana e o desenvolvimento do processo criativo de uma orquestra. Chefes, prefeitos, motoristas de ônibus, síndicos ou palestrantes de "liderança" deveriam ver e entender o que está neste vídeo. Pessoalmente, acho difícil que isso ocorra, pois seria necessário que "todos" se livrassem de conceitos profundamente sedimentados com toneladas de betão. Além disso, raramente gostamos de sermos confrontados. Há sempre um incômodo indesejado, principalmente, se tivermos que admitir que estávamos errados.
Em uma orquestra, raramente um solista é o elemento principal. O todo consegue ser, ao mesmo tempo, menor (você é contido pelo maestro e seus colegas) e maior (o concerto, resultado final) que as partes simplesmente unidas. Esta comunidade não é capaz de se estruturar pela competição, se o objetivo é uma apresentação sonora perfeita. Ao mesmo tempo, os músicos mantêm sua individualidade.
O documentário está recheado de inferências interessantes sobre o trabalho em grupo. Para aqueles que acreditam que a competição (em seu sticto sensu, seu sentido biológico delineado por Darwin e não o significado deturpado, principalmente, por economistas do início do século 19 e mantido por outros até hoje, que imaginam que competição ocorre por meio de um embate efetivo entre os indivíduos por causa de restrição de recursos) pode estruturar uma comunidade, este é um claro exemplo contrário. Para os iniciantes que desejam entender de fato os mecanismos de estruturação de uma comunidade, recomendo que leiam os livros de Stephen Gould. Uma linguagem simples para aqueles que não estão habituados a termos técnicos da Ecologia.
Aproximadamente aos 26 minutos do documentário, começa a entrevista de David Kim e fica mais interessante após os 30 minutos.
Bom domingo para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário