sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Caro Leitor,
Se você tem um determinado problema em mente (neste caso, não pode ser uma questão filosófica, mesmo que esta seja relevante), mas algo concreto e passível de mensuração dentro de uma determinada escala de valores, como p. ex., um problema simples: comprar (sim = 1) ou não uma bolsa (não = 0) ou algo mais significativo, complexo e com alta conectância de diferentes fatores (em comparação ao primeiro exemplo), há a possibilidade de que a análise multicritérios possa te ser útil.
Este fato deve-se a sua capacidade de sintetizar estruturas elementares ou complexas de forma coerente determinados pelo operador a partir de determinados elementos considerados chave.
Em resumo, é uma ferramenta que pretende ajudá-lo na solução de problemas distintos, principalmente nos casos em que há hierarquias e conflitos. Mesmo critérios qualitativos são transformados em quantitativos.
Um exemplo concreto poderia ser o local da construção de um novo posto de saúde pela prefeitura. A sociedade o deseja em um determinado entroncamento de ruas (xi fatores) e o executivo o quer construir em um ponto distinto (yi fatores), aplicar-se-ia a análise multicritérios, que auxiliaria os dois grupos na escolha do local mais adequado, após a construção de um diálogo entre os diferentes pontos de vista.
Evidentemente, tanto "xi" quanto "yi" necessitam ser finitos em uma determinada escala de tempo. Contudo, o operador poderá realizar uma nova análise sempre que considerar relevante.
Se no momento, a metodologia soa complicada, sua elaboração e aplicação é relativamente simples. Evidentemente, há a necessidade de coerência na definição dos critérios utilizados.
Para a elaboração da análise multicritérios recomendo que você utilize o software M-Macbeth, disponível em M-Macbeth. A literatura sobre o assunto é vasta e há um manual em portugês
Boa análise! E para relaxar...

Um comentário:

  1. Querido escritor,
    Você não vai crer, mas essa postagem veio ao encontro de um "problema que tenho em mente", "complexo e com alta conectância de diferentes fatores" e acho que, também, envovlendo "hierarquias e conflitos"...
    Pensei em buscar resposta no meu bom e amigo terapeuta, com quem já não falo há anos...Mas,diante dessa sua sugestão...
    Não é urgente, mas gostaria de conversar melhor. Bjs

    ResponderExcluir